Já é comprovado que os exercícios físicos são essenciais para uma vida com mais qualidade. Mas você sabia que eles são muito importantes também durante a gestação?

Quando praticadas na gravidez, as atividades físicas garantem bem-estar e saúde tanto para a mãe quanto para o bebê, e têm como principais benefícios o controle no ganho de peso e o relaxamento do corpo e da mente. As vantagens podem, inclusive, ser sentidas no pós-parto, uma vez que a circulação sanguínea melhora, evitando inchaços e permitindo um retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

Mas atenção: para as gestantes que nunca praticaram nenhum tipo de exercício, o ideal é começar aos poucos e com acompanhamento de um profissional.

Abaixo, confira alguns dos mais indicados para as grávidas:

  1. Hidroginástica: recomendada por muitos médicos, melhora a circulação e diminui inchaços. Dentro da água, as grávidas não sentem o peso da barriga, o que aumenta a segurança para praticar os exercícios;
  2. Caminhada: é uma das atividades mais democráticas, uma vez que não se faz necessário estar matriculada na academia. Quando liberada pelo obstetra, a gestante pode caminhar durante uma hora por dia, até cinco vezes por semana;
  3. Pilates: utiliza o peso do próprio corpo para trabalhar os diferentes grupos musculares e, apesar de parecer um exercício leve, não é indicado para todas as gestantes. Por isso, é importante conversar antes com seu médico;
  4. Musculação: quando bem orientada, fortalece os músculos, melhora a postura e diminui as dores nas costas causadas pelo peso da barriga.

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