Hoje em dia as pessoas se preocupam cada vez mais com a qualidade de vida. Mas é bem comum que o “ter saúde” seja associado somente com a prática de atividades físicas, enquanto, na verdade, pouco adianta estar sempre na academia e manter hábitos alimentares ruins. Exercícios e alimentação se complementam e o equilíbrio entre um e outro deve existir.

Comer bem consiste basicamente em ingerir quantidades corretas de macro e de micronutrientes. Conhecemos como macronutrientes os carboidratos, as gorduras e as proteínas, ou seja, alimentos energéticos e construtores. Já os micronutrientes são as vitaminas e os minerais invisíveis a olho nu, mas presentes em diversos alimentos reguladores, como frutas, verduras e legumes. As fibras, também muito importantes para a alimentação saudável, são encontradas em alimentos integrais e também vegetais.

Mas, além da boa alimentação no dia a dia, é importante também para quem pratica exercícios saber quais são os alimentos indicados para antes, durante e depois dos treinamentos. Algumas dicas são:

– Uma ou duas horas antes consuma alimentos que são ricos em carboidratos, de preferência nas versões integrais (pães, arroz, cereais, entre outros). Esses alimentos fornecem energia por um período de tempo maior, evitam a perda muscular, a fadiga e a queda de rendimento.

– Durante a prática são recomendados 200 ml de água a cada 20 minutos de exercícios, dependendo da intensidade do mesmo. É importante ressaltar que a hidratação é de extrema importância em qualquer momento do dia ou do treino. O indicado é que se ingira de cerca de dois litros de água por dia.

– Para repor a energia que foi gasta, o ideal é que depois do treino sejam consumidos alimentos carboidratos em versões não integrais e também alimentos ricos em proteínas (leite, iogurte e queijos magros), que são responsáveis pela regeneração muscular.

Confira outros posts e dicas sobre saúde aqui no blog da Winner: www.winneracademiacampinas.com.br/blog-winner. E para conhecer todas as nossas modalidades de exercícios, entre em contato pelo (19) 3201.8050.