Exercícios físicos devem estar presentes em todas as épocas das nossas vidas. Mais importante do que manter um corpo bonito, eles são fundamentais para a nossa saúde. Crianças, jovens, adultos e idosos: a prática de atividades físicas deve acompanhar o nosso desenvolvimento.

Na terceira idade é comum que uma porcentagem da massa muscular seja perdida. Os exercícios adaptados para as necessidades de cada um ajudam no fortalecimento desses músculos, fazendo com que o idoso tenha mais firmeza e, consequentemente, mais independência na fase mais madura da vida.

O ideal é fazer 150 minutos de atividades moderadas por semana. Abaixo, separamos algumas dicas:

  1. Caminhadas leves durante 10 ou 15 minutos servem como aquecimento para a práticas de outras atividades que exigem mais força;
  2. Para aumentar a força nos músculos do abdômen e diminuir as dores nas costas, respire fundo e faça contrações abdominais. Segure por três respirações e solte;
  3. Fique cerca de três pés de distância da parede com os pés abertos na largura dos ombros. Coloque as mãos planas na parede, alinhadas com os ombros. Deixe a coluna em linha reta, incline o seu corpo em direção à parede e depois empurre para trás. Esse exercício ajuda a flexibilidade dos braços e a respiração;
  4. Para fortalecer os músculos responsáveis pela postura, sente ereto em uma cadeira e aperte as escápulas em direção à outra. Mantenha os ombros baixos e não curvados em direção às orelhas;
  5. Sentado em uma cadeira, mantenha os dedos dos pés no chão e levante os calcanhares para fortalecer a panturrilha.

Cada um dos exercícios anteriores deve ser repetido entre 10 e 20 vezes, com foco na respiração correta. Não podemos esquecer também dos alongamentos, que tiram a rigidez e devolvem a flexibilidade aos músculos, diminuindo dores e possíveis lesões. Alongue todos os membros superiores e inferiores, antes e depois da prática. Contabilize de 10 a 20 segundos para cada membro que estiver sendo alongado.

Na Winner, atendemos pessoas de todas as idades. Nossos profissionais estão preparados para adaptar as atividades e oferecer um treino de qualidade para idosos que desejam se exercitar. Venha conhecer a nossa academia!